A partir de agora, o blog passa a recomendar músicas do cancioneiro latinoamericano aos nossos leitores todas as sextas-feiras. Começando com aquele que é um dos símbolos da canção necessária: Silvio Rodríguez.
Expoente da música cubana surgida com a Revolução Cubana, Silvio é um dos cantores cubanos contemporâneos de maior relevo internacional, criador juntamente com Pablo Milanés e outros músicos o movimento da Nova Trova Cubana. Considerado um poeta lúcido e inteligente, capaz de sintetizar o intimismo e os temas universais com a mobilização e a consciência social.
Sua mensagem de trovador, sua sensibilidade como compositor, fazem de Silvio Rodriguez um dos mais expoentes músicos da América Latina e do mundo. Em razão de um injusto embargo, um bloqueio que não é obviamente apenas econômico, mas também de ideias, além de (do lado de cá) um período ditatorial que bloqueou o acesso à cultura cubana, o povo brasileiro desconhece a complexidade e beleza de um cantor popular de vida e obra tão singulares. Que vivam as ideias de Silvio! Que viva sua poesia!