Escrito por Giusette León García / CubaSí
O documentário Curve Havana de cineastas americanos Jamel Marcia e Ken Schneider apresentado no Festival Internacional de Novo Cinema Latinoamericano, uma história familiar em que os sonhos e altruísmo de um adolescente são impostas sobre o bloqueio.
Fotos: Daniel Chile
“Para Mica, uma bola de beisebol de 13 anos de idade, não é apenas o seu esporte favorito é o caminho para” olam tikkun “, a obrigação de um judeu para ajudar a” consertar o mundo. “CURVA DE HAVANA segue o caminho difícil deste intrépido jovem em seus esforços para enviar as crianças equipe de beisebol em Cuba-in graças à nação que salvou seu avô durante a II Guerra Mundial. Enquanto se prepara para o seu Bar Mitzvah e coleta time de beisebol, ele encontra um obstáculo: o embargo dos EUA Esta encantadora história de despertar para a maturidade revela quão grande e complicado que pode se tornar o mundo adulto. ”
Esta é a sinopse de Havana Curveball, cujo cineastas, Marcia Jarmel & Ken Schneider de patchworks Films, desde 1994, a explorar “as questões sociais contemporâneas através de histórias íntimas de personagens. Seus filmes foram apresentados na televisão pública, festivais de cinema, museus, centros comunitários, bibliotecas públicas, universidades e escolas ao redor do mundo. ”
Tudo no filme é um compromisso de amizade, e um novo desafio para a aqueles que vivem da arte bloquear a troca natural e transparente entre os povos dos Estados Unidos e Cuba, da própria história para a confluência de figuras proeminentes dois países da equipe de produção. O produtor executivo Marc Smolowitz Curve Havana é o diretor de share Fotografia Roberto Chile, Andy Black e Vicente Franco e da assembleia foi conduzida por Ken Schneider e Bill Weber.
Ken, que também editou filmes reconhecidos com uma nomeação para o Oscar, Emmy, um Peabody Columbia-Dupont, o Independent Spirit Award, e prêmios no Sundance, gentilmente concordou em responder às perguntas dos Cubasí sobre Curve Habana:
Qual é a história da origem da curva de Havana e que o motivou a dizer?
Minha esposa e eu estamos documentário e 15 anos de trabalho criativo, não tinha feito filmes sobre a nossa família. Mica Quando nosso filho tinha 13 anos, ele teve que realizar um projeto de serviço comunitário como parte de seu Bar Mitzvah, o rito judaico de iniciação. Ele decidiu doar equipamento de beisebol para crianças em Cuba, o país que salvou a vida de seu avô.
Mica recebeu doações de lojas, amigos, ligas juvenis, e tentou enviar bastões, bolas, luvas, spikes, sapatos, receptor máscaras e bases para Cuba por correio retorno. Mas isso não foi possível por causa do bloqueio, e passou três anos pesquisando Cuba, seu país, seu avô, e ele próprio.
Eu perguntei sobre a origem do Curve Habana e destino? Para onde, o que tem sido proposta com este filme?
Esperamos que o nosso filme vai ajudar a mudar as relações dos EUA com Cuba. O documentário pode inspirar os adolescentes para transformar suas paixões em ação. Tivemos muitas projeções em os EUA, e temos muitos mais planejado, depois que participar de discussões e eventos que incentivem os jovens a prosseguirem os seus próprios projectos.
O que é atraente para um cineasta que tem encontrado espaço em circuitos importantes e diversificadas de promoção filme, participar do Havana Film Festival?
O Havana Film Festival é um dos festivais mais importantes da América Latina. Ele tem uma longa história, e é uma honra para nós que a nossa primeira projeção latino-americana está em Havana. O povo cubano, o ICAIC, e nossa equipe de Cuba são excelentes. Estou muito animado que exibimos sexta-feira. Eu espero que nos encontremos.
O convite é para sexta-feira 12 dezembro, às dez horas, no Cinema 23 e 12, não devemos andar esta ponte de amor e amizade entre duas pessoas muito diferentes como próximos e queridos …
Republicou isso em Danito BR – Cuba SI ! .
CurtirCurtir