Domingo, 7 de dezembro de 2014 às 17:58 (Última atualização: 07/12/2014 às 18:06:43)
A presidenta Dilma comentou, em seu perfil no Twitter, o sucesso no lançamento do satélite sino-brasileiro CBERS-4, realizado na madrugada deste domingo (7) na base de Tayuan, na China.
O satélite destina-se à observação da Terra e irá gerar imagens para diversas aplicações, desde mapeamento agrícola até monitoramento da Amazônia e de desastres naturais. O lançamento, que foi acompanhado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, faz parte de parceria firmada entre Brasil e China em 1988.
A presidenta destacou também que o satélite possibilitará ampliar a cooperação Sul-Sul, com o estreitamento das relações com os países da América Latina e da África, mediante o fornecimento de imagens captadas pelo equipamento brasileiro.
“O CBERS-4 é fruto de uma parceria Brasil-China e, entre suas muitas aplicações, está monitorar o desmatamento na Amazônia. O CBERS-4 amplia também a cooperação Sul-Sul, pois fornecerá imagens aos países da América Latina e da África”, afirmou Dilma.
postado blog planalto