03 de dezembro
Postado por mambisa
O embaixador do GINEBRA.-Cuba para as Organizações Internacionais em Genebra, Anayansi Rodríguez Camejo, reafirmou o compromisso da Ilha do cumprimento das disposições da Convenção sobre Armas Biológicas, no debate geral da Assembleia dos Estados Partes da Convenção.
O diplomata assinalou a Cuba dá prioridade à cooperação internacional e intercâmbio científico em ciências biológicas e da tecnologia para a biossegurança, vigilância e detecção de doenças infecciosas ou afetam os seres humanos, animais e plantas, em desenvolvimento regional e internacional para o uso da ciência e da tecnologia para fins pacíficos.
Ele também destacou a experiência de mais de 20 anos de Cuba no desenvolvimento de vacinas e de parcerias com as principais instituições internacionais para a produção de vacinas contra a imuno-preveníveis, doenças que afligem principalmente os países mais pobres.
Ele também denunciou as restrições impostas pelo bloqueio à cooperação internacional sobre agentes biológicos, toxinas, equipamentos e intercâmbio técnico-científico.
Após réplica da delegação norte-americana que tentou, sem sucesso manipular a questão referindo-se a certos intercâmbios na área da saúde com Cuba, Camejo Rodriguez respondeu com exemplos concretos, os efeitos que define o bloqueio para a cooperação internacional no âmbito da Convenção , de acordo com uma prensa Cubaminrex.