Trinta próprios de novos produtos de Cuba e um grupo de genéricos exportados para os países membros da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) e outros países da Ásia, África e até mesmo da Europa, disse o funcionário, citado hoje Juventud Rebelde.Por Enquanto isso, Gustavo Sierra Gonzalez, VP BioCubaFarma, informou também exportar tecnologias de diagnóstico e equipamentos que permitem a detecção precoce de malformações congênitas, doenças hereditárias e outras condições.
Ele ressaltou a implementação, para unidades de terapia intensiva, uma equipe capaz de medir em pacientes criticamente enfermos as proporções de gases em respirar, o que é muito importante na decisão do tipo de tratamento e salvar vidas.
Sierra Gonzalez disse que Cuba tem fabricação de produtos em vários continentes e excel nestes mercados aquelas para aparelhos auditivos, para melhorar a aprendizagem e deficiência resolver.
Entre os produtos mais importantes é o Heberprot P, que foi aplicada em cerca de 110 mil pacientes de diferentes nações e é voltado para o tratamento das complicações de úlceras do pé diabético e prevenir a amputação, disse ele.
Para o tratamento do câncer, aumentar o uso de estimulantes e vacinas para despertar própria defesa do organismo e fazer essa ser a principal arma para combater o tumor, sem recorrer, em grande medida, quimioterapia, radioterapia e grande cirurgias, disse ele.
Ele disse que, nesse sentido, o país tem vários anticorpos monoclonais humanizados de alta qualidade, cobiçado do mundo nos mercados mais exigentes.
Vacinas como Cimavax-EGF e Vaxira tiveram resultados significativos no tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas, argumentou.
Sierra González reiterou a prontidão dos cientistas cubanos para contribuir para a luta contra o Ebola.
Cerca de 70 por cento dos 888 medicamentos que compõem o quadro de base são produzidos internamente, enquanto que apenas 290 são importados de outros países. No entanto, uma vez que a indústria farmacêutica cubana investigando 150 delas para substituir as importações.