
Moscou, o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e do Banco de Desenvolvimento podem eventualmente substituir o atual sistema econômico tão dominado pelo hegemônica dos EUA, disse o economista e ex-funcionário do Banco Mundial, Peter Koenig.
O Banco de Desenvolvimento do BRICS é o primeiro passo no processo de dolarização do sistema econômico global, Koenig disse em um artigo publicado pelo ‘Global Research.
“Este banco poderia agir temporariamente como a instituição financeira central dos BRICS e, eventualmente, estas poderiam criar moeda própria”, diz Koenig, de acordo com a Russia Today.
O Banco de Desenvolvimento irá concentrar os seus esforços na modernização da infra-estrutura social e transporte, sistemas de distribuição de energia e de telecomunicações. Também na exploração, extração e processamento de recursos energéticos, incluindo a alternativa de fontes renováveis, disse o especialista.
Juntos, os BRICS representam 30% do PIB mundial e cerca de 45% da população total. E constituem uma verdadeira ameaça aos interesses dos EUA, vislumbrou Koenig.
“Na verdade, agora é o momento para novos sistemas económicos e monetários substituir o atual Banco Mundial (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), um esquema predatório casino Wall Street em dólares, que somente nos últimos cem anos ele tem contribuído em grande parte, e beneficiou de duas guerras mundiais, o empobrecimento do planeta, tanto em termos sociais e ambientais “, acrescentou.
De acordo com o economista, o sistema BRICS pode oferecer uma alternativa mais saudável ao dólar.
O BRICS e Development Bank podem eventualmente substituir o atual sistema econômico, de acordo com o economista
Autor: Russia Today | internet@granma.cu
25 de novembro de 2014 00:00:25