Por: CubaDebate
Agentes de mais de 40 agências governamentais dos EUA realizou operações secretas, de acordo com um novo relatório do jornal norte-americano The New York Times publicada no domingo.
De acordo com o jornal americano, os oficiais desses órgãos são estudantes, empresários, beneficiários da previdência social, manifestantes políticos e até mesmo os médicos ou ministros vestida para realizar suas missões.
O New York Times relata como exemplo o Departamento de Agricultura tem mais de 100 agentes secretos que fingem ser os beneficiários do vale-refeição nas lojas de bairro para descobrir a fraude.
Ele também observa que, devido à abundância dessas operações, agentes disfarçados às vezes inconscientemente começam a investigar os segredos de funcionários de outras agências federais.
Estas missões escondidas, também podem causar uma série de problemas para o governo. Num caso conhecido como “Fast and Furious” (Velozes e Furiosos), uma operação secreta entre 2009 e 2011 sobre tráfico de drogas levou à queda de armas dos EUA para as mãos de criminosos mexicanos.
Estas práticas, que antes eram uma prerrogativa do Federal Bureau of Investigation dos EUA (FBI), já se tornaram um fenómeno generalizado que levanta sérias dúvidas e críticas sobre a conformidade com as liberdades civis.
(Com informações do The New York Times)
17 de novembro
Postado por mambisa