Qualificação para o programa de vanguarda de Cuba MCH
O médico argentino Augusto Sola, presidente da Sociedade Ibero-Americana de Neonatologia sexta-feira destacou os sucessos de Cuba nesse ramo da medicina, apoiado principalmente por programas de pré-natal genéticos e outros.
Consideração foi exposto durante a última sessão do Encontro Ibero-Americano de Neonatologia, realizado nesta cidade portuária, a 250 quilômetros a sudeste de Havana.
Aqui registrou progressos significativos em programas de mulheres em idade fértil, a detecção de gravidez e partos de risco e genética clínica na gravidez; Tudo o que resultou no controle de natalidade e prevenção de partos dolorosos, disse o cientista sul-americano.
Dr. Sola salientou a importância de ajudar as crianças nascidas com peso inferior a 500 gramas mil, porque no mundo de um quarto das mortes de recém-nascidos têm que como um fator causal.
Ele ressaltou que a nação caribenha mostra um trabalho pioneiro neste campo, graças ao Programa de Saúde Materna e Infantil, com prioridade dentro do caráter do sistema de saúde, que tributados os centros de genética, as instituições especializadas, tais como casas de maternidade, e todos os links atendimento: primário, secundário e terciário.
Médicos especialistas da Argentina, Colômbia, Espanha, México e Cuba, participaram da conferência científica baseada no hospital Doutor Gustavo Aldereguía.